domingo, 17 de julho de 2011

Pontas duplas: sem complicações!

Sempre quando eu me deparava com uma ponta dupla (na época que meu cabelo ainda era natural, saudável...ou seja, há muito tempo!!!) corria pra internet procurar o que fazer com a (mal)bendita. Daí nossa, eu entrava mais ainda em pânico. Todos os sites, blogs e matérias faziam parecer que ponta dupla é o fim do mundo, o primeiro sinal de que seu cabelo está no fundo do poço e precisa urgente de tratamento, que é único: passar a tesoura! Não sabia o que era pior: o pavor de ter uma ponta dupla, ou de ter que cortar.
Ah mas a gente cresce e aprende a viver com isso rsrs poxa, eu cresci e o número de pontinhas assim cresceram junto...bastante!! Olha, vou simplificar a coisa pra você.

AFINAL, O QUE É UMA PONTA DUPLA?
Amor, ponta dupla é uma coisa normal, primeiramente!!! Então... assim, a camada exterior que protege o fio, é a cutícula. E sabe o que acontece quando seu fiozinho não está sendo cuidado o suficiente, e não consegue levar os nutrientes pra manter a cutícula selada (fechada, juntinha), até o fim dele? Se divide! E, dá origem a tão temida ponta dupla. E pode se dividir mais, já que o cabelo não está recebendo nutrientes ali.


E AGORA???
Agora? bom, você já sabe que seu fio de cabelo está com falhas de nutrientes (queratina, em geral). Isso significa, que ele precisa de tratamento! Hidratação, muita hidratação! Ponha a mão no creme, e bora cuidar do seu bonito cabelo. Mas, é FATO: não resolve o problema!!! Aquela(s) ponta(s) divida(s) não vai sumir com hidratação; Daí é a tesoura quem pode resolver, SIM. O negócio é que, você pode DISFARÇAR com silicone (sabe, aquele que você encontra no mercado, farmácia, qualquer lugar? tipo o da Fructis), que funciona como uma "maquiagem", até a próxima lavagem. Mas, eu considero que, o ponto principal de estar com pontas duplas é que é mesmo um sinal de que seu cabelo está precisando de cuidados! E fazer hidratação é muito importante, porque se você ignorar aquela pontinha dupla solitária, ela pode se multiplicar e transformar seu cabelo num bagaço. :(
Ah, outra coisa! Falam muito em CAUTERIZAÇÃO... Cauterização, nada mais é do que uma hidratação PROFUNDA, que vai preenchendo essas falhas dos fios. Uma aplicação não faz AQUELA diferença, é preciso fazer uns 20 dias depois, pra ver resultados muito bons - 4 aplicações. Vale a pena sim! 



Devo me desesperar?
Você é que tem que fazer essa pergunta a si mesma! Ou melhor, ao seu cabelo. Você está falhando nos cuidados com ele, coitado! Hahaha. Não adianta também cortar e Oh, está livre dos males das pontas duplamente feiosas. TEM QUE HIDRATAR, AMIGA! É o que eu já disse ali em cima... hidratar, e cortar. E hidratar hidratar hidratar. Não desesperadamente, mas cuidadosamente. No salão, nossa melhor ainda. Mas também dá pra fazer em casa, com bons cremes e TÉCNICAS. :) 
Pra mim, o pior de estar com as pontas assim, é o aspecto. Poxa, além de estar com "Falhas" de nutrientes nos fios, as pontas assim deixam um aspecto feio, quando em "grande quantidade" (o caso do meu atualmente, confessei aiii), e parece que nada coloca elas no lugar. Se seu cabelo estiver assim, que nem o meu, lotado de pontas divididas e com aspecto palha, desespere-se. 
Eu me desesperei e tripliquei meus cuidados (eu burlei minhas hidratações semanais, abusei de chapinha secador bobe e tudo possível, e ficou assim hehe), e já marquei pra cortar - bastante! - no fim do mês. Não deixa chegar a esse ponto não viu... fico tão triste de ter que passar horas arrumando o cabelo passando serum nas pontas pra disfarçar! :(


Acabou, é isso então?
É sim. Não ter pontas duplas é um ótimo sinal. (Não significa que você pode deixar de cuidar, senão você não escapa delas!!) Ter pontas duplas é um mau sinal. E como é um SINAL, é um sinal pra dar mais atenção ao seu cabelo... porque senão ele vai piorar, e acredite, sempre tem um jeito de ficar pior!

Beijinhos, espero ter descomplicado, não complicado mais ainda, essa história! rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário